top of page

Treino 8x8 de Gironda - O segredo para um shape volumoso e estético

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 13 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura


Vince Gironda é um dos nomes mais famosos do Fisiculturismo em todo o mundo. Para muitos é o primeiro treinador de fato do esporte e é responsável por muitas estratégias utilizadas, ou adaptadas até hoje.


Um dos treinos mais famosos dele é o 8x8 de Gironda, que não por acaso leva o seu nome. O treino pode até parecer um pouco com o GVT 10x10, mas possui uma série de pequenas diferenças que fazem com que o foco e o resultado do treinamento mudem bastante.


O foco principal do 8x8 é o ganho estético, por isso o treinador costumava aplicar em seus atletas apenas nas últimas semanas antes de uma competição. Além disso o treinamento também promove um ganho de preparo físico e cardiovascular acima da média para os treinos de musculação e isso se dá pelo pouco tempo de descanso entre cada uma das séries. Por outro lado, não é um treino que promove o ganho de força.



Como fazer o 8x8 de Gironda


O treino obviamente se consiste em 8 séries de 8 repetições cada. Parece mesmo com o GVT não é? Mas é ai que aparece as várias diferenças. Primeiro que o 8x8 não precisa ser a base do seu treino, é uma estratégia que pode ser aplicada em torno de 1 até 4 exercícios por treino, diferente da técnica 10x10 onde ela é a base do treinamento daquele dia. Outra diferença é o tempo de descanso entre as séries, pois na metodologia de Gironda cada intervalo deve ser de no máximo 30 segundos, daí se dá o ganho de condicionamento, enquanto no GVT pode se descansar até 2 minutos.


Então para realizar corretamente, monte uma carga de 30 a 40% inferior à qual você já é acostumado a fazer uma série de 8 repetições para que consiga fazer todas as 8 séries. Se nas séries finais você não conseguir fazer todas as repetições, não diminua a carga, mas sim as repetições, mas no próximo treino certifique-se de a carga utilizada será suficientemente leve para fazer todas as séries corretamente.


Em quais exercícios utilizar o 8x8:


O método 8x8, por não ser a base do treinamento, pode ser utilizado tanto em exercícios compostos, quanto em exercícios isolados. Mas cuidado, o treino é muito pesado e devido ao pouco descanso, fazer em exercícios como agachamento livre ou supino reto podem levar à exaustão muito cedo e "travar" nestes exercícios pode facilmente causar uma lesão.


Tenha sempre bom senso, se você for fazer um treino de pernas e adotar o 8x8 no Agachamento e no Leg Press no mesmo dia, estará pedindo para não conseguir realizar um dos dois corretamente, são exercícios muito pesados para se adotar uma técnica tão avançada assim. Escolha um dos dois e adote o 8x8 em um exercício mais isolado, em máquina, como por exemplo a cadeira extensora ou flexora.


Os resultados do 8x8 de Gironda são tão visíveis que os atletas de Vince sempre obtiveram destaque nos palcos. Enquanto na questão de condicionamento, o treino também é tão efetivo que com o tempo, alguns atletas conseguiam fazer as séries com um intervalo de só 15 segundos.



Gostou do artigo? Então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos textos. Se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail para receber conteúdos exclusivos para você!



 
 
 

Comentarios


bottom of page