top of page

Jejum Intermitente: O que é, para que serve e quais seus benefícios

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 8 de out. de 2019
  • 2 min de leitura


O Jejum Intermitente é uma estratégia de dieta baseada em passar um período pré-determinado em jejum, ou seja, sem se alimentar e comer somente dentro de uma janela prevista. O método mais utilizado e mais famoso no mundo é o de 16/8h, que significa ficar em jejum por 16 horas seguidas e se alimentar dentro de um período de oito horas. Quando o Jejum começa e quando ele termina não importa na teoria e fica à sua escolha.


Resumidamente se você escolhe por começar a se alimentar logo ao acordar às 6h, comerá até às 14h e após isto ficará em jejum completo podendo consumir apenas água, café e chás sem açúcar. Mas se você prefere fazer sua primeira refeição ao meio dia você pode se alimentar até às 20h e após isto só volta a comer ao meio dia do dia seguinte.


Para que serve:


Muita gente que defende e utiliza o Jejum Intermitente associa ele diretamente com a perda de peso e sim, ele traz alguns benefícios que consequentemente podem gerar a perda de peso na balança. Mas vale lembro que que a perda de gordura de fato só acontece estando em déficit calórico e com o consumo correto dos macronutrientes aliados à uma rotina de exercícios físicos.


Mais no nosso blog: MT Fitness


Benefícios:


O Jejum Intermitente tem alguns benefícios comprovados, principalmente relacionados à sensibilidade à insulina. Simplificadamente falando o Jejum tem a capacidade e pode deixar você mais sensível, ou seja, menos resistente ao hormônio da Insulina, isto significa que seu corpo terá que liberar menos do hormônio a cada refeição feita o que além de ajudar sim na perda de peso, auxilia também a evitar doenças sérias como a diabetes.


Mas é fato também que este mesmo benefício pode ser conseguido apenas com uma dieta balanceada com os nutrientes e os alimentos corretos associado com exercícios físicos. De fato o maior benefício do Jejum Intermitente para mim é a praticidade e comodidade, como você passa menos tempo do dia comendo acaba tendo mais tempo para realizar as atividades do dia a dia como trabalho e estudos.


Eu utilizo o Jejum Intermitente?:


Se eu disser que sim estarei mentindo, isto porque eu realmente passo todo o período da manhã em jejum, já que trabalho em casa mesmo e não treino neste período, é mais prático para mim não me alimentar logo ao acordar. Mas como almoço normalmente por volta das 13h e minha última refeição costuma ser por volta das 23h ou até à meia noite dependendo da correria do dia eu não sigo nenhum protocolo de horas pré-estabelecido.


Alguns dias meu tempo de jejum até bate as 16 horas do protocolo mais comum, mas alguns dias, dependendo do horário do meu jantar, chega no máximo à 12 horas. Logo, sim, eu faço um tipo de Jejum, mas não da para afirmar ser o Jejum Intermitente tradicional.


Gostou do artigo de hoje? Então siga nossa fanpage no Facebook para ficar por dentro quando outros forem postados e siga a gente no Instagram @mt_fitnessoficial também, lá tem sempre vários stories e posts a respeito de tudo mundo Fitness.


 
 
 

Comments


bottom of page