top of page

Treinar em Jejum - Bom ou Não?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 6 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura


Treinar em jejum é um assunto que gera muita discussão. Quem é adepto à esta prática defende ela veemente, já quem é contra não vê o mínimo fundamento nisto. Normalmente neste assunto é assim mesmo, 8 ou 80.


Bem, a verdade é que treinar em jejum não faz mal algum, você pode ir para a academia sem se alimentar tranquilamente, logo, ser completamente contra não faz muito sentido. Mas, por outro lado, o treinamento em jejum também não proporciona nenhum ganho de desempenho e resultado extra assim não. Tem até algumas pessoas que dizem treinar melhor sem se alimentar antes, mas isto é algo muito individual e vai de corpo para corpo.


Mesmo assim existem algumas supostas vantagens e algumas desvantagens de treinar em jejum, mesmo que elas não façam nenhuma diferença muito absurda, as listarei aqui.


Supostas vantagens do treino em jejum:


- Maior vascularização e maior pump: Quando você come, seu corpo começa imediatamente o processo de digestão. Isto faz com que muito fluxo sanguíneo seja deslocado para a região do estômago para finalizar o processo que pode levar horas. Quando você treina em jejum você permite que praticamente todo o fluxo sanguíneo se concentre no músculo trabalhado, aumentando a vascularização, o que da mais força pra treinar e também gerando um pump ainda maior.


- Comodidade: Muita gente não tempo para comer de forma certa, fazer os treinos em horários programados. Talvez você também seja assim e precise treinar o menor tempo possível. Com isto a comodidade de poder acordar e ir direto pra academia, sem a necessidade de preparar uma refeição e esperar cerca de uma hora ainda pesa bastante.


- Melhor rendimento: Tem gente que simplesmente se sente melhor treinando em jejum, se sentindo mais leve do que se fizesse uma refeição pré-treino.



Supostas desvantagens do treino em jejum:


- Dificuldade de adaptação: Vivemos em uma sociedade em que culturalmente, logo ao acordar, já fazemos a primeira refeição do dia. Aliás quem nunca ouviu a famosa frase "O café da manhã é a refeição mais importante do dia". Por mais que esta frase nem seja verdadeira, muita gente segue isso religiosamente por costume, não por necessidade, logo acordar e não comer nada antes de ir para a academia pode ser bem estranho no começo.


- Pior rendimento: Como disse lá em cima, cada corpo é um corpo. Como tem gente que se sente muito melhor treinando de barriga vazia, com você pode ser ao contrário e você simplesmente treinar muito mal nestas condições.


- Risco de vertigens e desmaios: Bem, como já disse, culturalmente estamos mais que acostumados a acordar e consumir algo, normalmente alguma fonte de carboidrato é ingerida logo que se acorda. Isto eleva os níveis de glicose no corpo e com isto o seu organismo já está acostumado. Logo se você tentar de uma hora para outra cortar essa glicose da sua manhã e ir treinar é possível que sofra de vertigens e até desmaios devido à hipoglicemia, por isto, até se acostumar, tente levar alguma barrinha ou qualquer coisa com carboidrato para estes casos de emergência.



Cuidados que devem ser tomados:


- Alimentação do dia anterior: Muita gente treina bem estando em jejum, e ao contrário do que muitos dizem por aí, isto não é catabólico. Mas para ter bons resultados você precisará ter muita atenção com a dieta, principalmente na noite do dia anterior. Para que seu corpo tenha glicogênio suficiente para aguentar um treino com boa intensidade, certifique-se que sua última refeição do dia anterior foi rica em carboidratos, se não, com certeza seu rendimento será fraco.


- Cuidado com a duração do treino: Um treinamento em jejum pode ser muito efetivo e anabólico se feito dentro do intervalo de uma hora. Treinos mais longos, e, principalmente aqueles acompanhados a um aeróbico no final podem sim causar perda de massa magra. Isto não acontece em treinos curtos pois o seu corpo armazena gordura justamente para utilizar como fonte de energia quando não se tem alimento, porém, o uso da gordura tem um limite e a partir do rompimento deste limite, a próxima fonte de energia será sua massa muscular.



Gostou do artigo? Então agora siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos textos forem postados. Você também pode se inscrever na nossa lista VIP de e-mail para começar a receber alguns de nossos conteúdos exclusivos.



Por: Paulo Mota

 
 
 

Comments


bottom of page