Testosterona baixa - Sintoma, consequências e como tratar
- Paulo Mota
- 4 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

A Testosterona, conhecido hormônio masculino, é o hormônio essencial para todos os homens e principalmente para quem treina, seja homem, seja mulher. É o hormônio que desenvolve algumas características masculinas nos homens como surgimento de pelos, engrossamento da voz e a produção de esperma.
Além de desenvolver estas características em homens também é o hormônio responsável pelo apetite sexual, prevenção de doenças do coração, motivação, energia, memória, ganho de massa muscular e também queima de gordura.
Mas infelizmente não é anormal vermos pessoas que sofrem com baixos níveis de Testosterona e com isso têm afetados todos estes pontos mencionados acima. Por isso é tão importante parar para ver se está tudo bem com suas taxas hormonais. Às vezes você não está tendo resultados nos treinos ou até mesmo desinteressado sexualmente e pensa que o problema é com você, talvez não seja assim tão sua culpa.
Sintomas de Testosterona baixa:
- Queda de cabelo
- Falta de Líbido (apetite sexual)
- Dificuldade no ganho de massa magra
- Facilidade no acúmulo de gordura
- Menos energia e motivação para tarefas do dia a dia
- Surgimento de Ginecomastia
Vale lembra que estes sintomas citados também pode caracterizar outras doenças como Diabetes, Hipertensão, Depressão, entre outras. Doenças estas até mais graves que a falta de Testosterona por si só. Então se tem um ou mais destes sintomas, procure o seu médico.

Talvez você tenha notado pelo sintomas que está realmente com os níveis de Testosterona a baixo do ideal, mas o que será que levou você até esta situação é a questão.
Causas da queda de Testosterona:
- Estresse excessivo
- Noites mal dormidas
- Alimentação ruim
- Falta de exercícios físicos
- Idade
- Uso de drogas ou álcool
Ou seja, a correria do dia a dia comum que a maioria das pessoas vivem, junto da idade são os principais causadores da queda de Testosterona. Pessoas comuns, que passam o dia todo trabalhando costumam não separar tempo para treinar, comem mal, são muito estressados e acabam recorrendo ao uso de álcool e drogas para fugir deste estresse.
Como elevar naturalmente a Testosterona:
- Se alimente melhor: Procure consumir mais vegetais, mais proteína e também mais gorduras boas para abaixar os níveis de estresse e cortisol e automaticamente aumentar os níveis de Testosterona.
- Pratique exercícios físicos: Separe ao menos 1 hora do seu dia para praticar alguma atividade física. Musculação, luta, corrida, o que você quiser, mas faça algo.
- Durma mais e melhor: Todos sabem que o indicado é dormir por 8 horas todos os dias, mas nem sempre isso é possível. Mesmo assim programe seu dia para dormir por ao menos 6 horas e meia ou 7 horas todos os dias, caso contrário seus resultados nunca serão os ideais.
- Evite o estresse: Busque relaxar, se você se estressa no trânsito, saia mais cedo de casa e vá ouvindo suas músicas favoritas para relaxar. Busque separar sempre um tempo todos os dias para fazer algo que te agrade e assim se estressará menos ao longo dos dias.
- Faça mais sexo: Sim, falta de apetite sexual é sintoma de Testosterona baixa, logo se quiser que ele se eleve novamente procure fazer mais sexo. Como? Ai já é com você, mas procure!
Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos e lembre-se de seguir a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos textos. Se inscreva na nossa lista VIP de e-mail para passar a receber alguns de nossos conteúdos exclusivos diariamente.
Kommentare