top of page

Exercícios Livres ou Máquinas - Qual o melhor?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 1 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura


Exercício com pesos livres ou em máquinas? Esta é uma dúvida e um debate antigo na musculação, afinal qual a melhor opção para se ter bons resultados. Há quem defenda categoricamente que pesos livres são infinitamente melhor e que máquinas são até dispensáveis. Há também aqueles que praticamente só treinam em máquinas.


Eu por outro lado já digo, nem um nem outro, ambos os tipos de exercícios são válidos e eficientes e por isso um treino bem feito é um treino que consegue conciliar os dois tirando o melhor que cada um pode oferecer, já que cada um tem seus pontos fortes e fracos.


Vantagens do peso livre


- Exercício compostos trabalham mais amplamente o corpo: Exercícios como agachamento livre, levantamento terra, remada curvada trabalham um músculo de forma mais concentrada, mas também exigem trabalho de outros, assim aumentando a intensidade do treino e a hipertrofia.


- Capacidade de erguer mais cargas: Os exercícios livres permitem trabalhar com mais carga, aumentando assim a sua força no geral.


- Mais praticidade: Com um alguns poucos halteres ou anilhas e conhecimento de treino já é possível fazer um bom treino em qualquer lugar.



Vantagens das máquinas


- Trabalha isoladamente o músculo: Trabalhar vários músculos de forma junta é bom para aumentar a força e ter um treino mais intenso e pesado. Porém para quem visa hipertrofia conseguir isolar os músculos em um ou dois exercícios por treino pode romper mais fibras e consequentemente ter mais resultados.


- Ótima opção para fins de treino: Treinar com pesos livres e mais cargas é ótimo, é o primeiro passo para uma hipertrofia de verdade. Porém é muito complicado fazer um treino inteiro só com exercícios livres e compostos, requer um condicionamento físico acima do normal. Logo utilizar das máquinas que gastam menos energia ao final do treino para conseguir trabalhar isoladamente o músculo treinado do dia é uma boa opção.



Em resumo não há porque focar só em um tipo de exercício e recusar o outro completamente. Saber treinar é saber utilizar todos os tipos de treinamento e aproveitar o que de melhor cada um deles tem a oferecer. Treine com pesos livres, treine com máquina, faça variações como bi-set, tri-set ou drop-set para conseguir sempre o melhor treino que você já teve.



Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos e as amigas. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos textos forem postados e se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail pra receber gratuitamente alguns de nossos conteúdos exclusivos!



Comments


bottom of page