top of page

Mitos e Verdades da Musculação #14 - Misturar aeróbicos com musculação é o melhor para emagrecer

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 29 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura


Aeróbico ou musculação? Qual o melhor para emagrecer? Bem, que tal combinar os dois?


Se o seu objetivo atual é emagrecer, perder peso e queimar gordura não quebre a cabeça pensando se é melhor focar mais no treino de peso, ou mais nos aeróbicos. Você pode potencializar o processo de emagrecimento simplesmente combinando os dois, sim isto é verdade.


Mas como assim misturar os dois? Bem, você pode fazer isto de três formas diferentes, duas bem comuns, que talvez você já até faça, e uma terceira forma uma pouco menos vista por aí.


Primeiro você pode simplesmente fazer os dois, aeróbico e musculação em horários separados. Um pela manhã e outro pela noite por exemplo. Este método é muito comum e aliás é também o mais indicado, mas também o que mais gasta seu tempo, já que você precisará parar para treinar duas vezes ao dia.


Segundo você pode optar por fazer aeróbico no seu pós-treino, outra estratégia muito utilizada pois poupa seu tempo, afinal você já se deslocou até a academia para malhar, porque não aproveitar e fazer ali alguns minutos de aeróbicos para aumentar o gasto calórico.



Mas tem ainda a terceira forma, que é também bastante efetiva, mas pouco vista na maioria das academias por aí que é combinar aeróbicos e musculação em um único treino. Sim, montar um treino só, onde nele você faça tanto o treino com pesos, quanto o treino cardiovascular. Alguns classificam este tipo de treino como circuito, embora não concorde muito com esta nomenclatura.


Nele você faz alguns exercícios com pesos, do seu treino do dia, incrementa alguns minutos de treino aeróbico, volta para os pesos e vai alternando assim até realizar todos os movimentos que deveriam ser feitos no dia.


Exemplo: Um treino de peito e trícpes onde você faz quatro séries de supino reto, quatro séries de crucifixo e faz 10 minutos de corrida, em um ritmo moderado para alto na esteira. Volta para os pesos e faça quatro séries de supino inclinado e mais quatro de supino declinado e volta para os cardios com 10 minutos de bicicleta. Por fim volta para a área de peso, faz quatro séries de tríceps testa e mais quatro séries de tríceps na polia alta e termina o treino com 5 a 10 minutos de escada.


Benefícios deste tipo de treino:


- Gasto Calórico acelerado: Ao variar os estímulos que você da para o seu corpo, hora um estímulo de força treinando com peso, hora um estímulo de resistência com o aeróbico o corpo tende a gastar mais calorias para acompanhar as variações.


- Treinos mais rápidos: Você consegue realizar todo o treino em torno de uma hora ou uma hora e dez minutos aproximadamente.


- Mesma eficácia dos treinamentos convencionais para a hipertrofia: Em indivíduos que fizeram este tipo de treinamento, foi notado que eles obtiveram os mesmos resultados no ganho ou manutenção de massa magra que aqueles que fizeram o treinamento convencional.



Gostou do artigo? Então manda para os amigos e as amigas e não se esqueça de seguir a MT Fitness no Facebook e no Instagram. Lembre-se também de entrar para nossa lista VIP de e-mail para começar a receber alguns de nossos conteúdos exclusivos!



Comments


bottom of page