top of page

Substituir o Whey Protein pela Albumina - Pode ou não pode?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 11 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura


Whey Protein e Albumina são certamente os dois suplementos proteicos mais conhecidos em todo o mundo. São febre entre quase todas academias de musculação por aí, principalmente o Whey Protein no pós-treino. Mas muita gente tem dúvida sobre se é possível substituir um pelo outro, afinal os dois são fontes praticamente exclusivas de proteína e em geral a Albumina acaba sendo bem mais barata.


Por isso listei aqui os principais motivos pelos quais você pode sim substituir seu Whey Protein pela Albumina e economizar alguns reais ai todos os meses.


Primeiramente vamos comparar um suplemento com outro. Como já dito ambos são fontes de proteína e têm em média a mesma quantidade de proteína por porção. Uma dose normal tanto de Whey quanto de Albumina irão te fornecer aproximadamente 24 gramas de proteína, 3 a 4 gramas de carboidrato e nada de gordura.


A principal diferença então fica na fonte originária da proteína e no tempo de absorção. Enquanto o Whey Protein vem do soro do leite a Albumina é a proteína retirada da clara do ovo. Quanto à velocidade de absorção o Whey costuma ser inteiramente digerido em mais ou menos uma hora, isto na versão concentrada dele, já a Albumina leva até de cinco a seis horas para ser completamente absorvida.



A velocidade de absorção então acaba sendo o principal ponto apontado por aqueles que defendem que o Whey é muito superior à Albumina, especialmente no pós-treino. Mas isto no fundo é uma grande bobagem, pois se engana quem pensa que o que o seu corpo precisa após um treino pesado é proteína.


Quando você acaba um treino os aminoácidos já estão na sua corrente sanguínea, seu corpo não está sentindo falta de proteína, mas sim de carboidratos suficientes para gerar um pico de insulina que levará estes aminoácidos novamente para os seus músculos.


No fundo essa história de Whey no pós-treino foi apenas uma grande jogada de marketing que deu muito certo e o Whey virou algo muito maior que ele realmente é. Tanto a Albumina quanto o Whey têm um único objetivo na sua dieta, suprir sua demanda proteica do dia, então como os dois possuem as mesmas quantidades do macronutriente e têm a tabela nutricional praticamente idênticas não faz diferença qual deles você tomará.


Basta ficar esperto quanto a velocidade de absorção já comentada aqui. Albumina costuma ser mais útil na primeira refeição do dia para que a proteína vá sendo absorvida ao longo da manhã, ou na última do dia para que seja absorvida durante o tempo que você fica em jejum dormindo. Já o Whey por ter uma absorção rápida é muito bem vindo entre as principais refeições do dia, ou até em refeições onde você não costuma consumir pouca proteína, como no café da manhã por exemplo.


Outro detalhe é que a Albumina também é bem mais rica em sódio, mas isto só se torna um problema se você tiver problemas graves com hipertensão ou estiver em uma dieta muito restrita mesmo.



Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos e siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos textos. Lembre-se também de se inscrever na nossa lista VIP de e-mail para receber alguns de nossos conteúdos exclusivos de graça.



 
 
 

Comments


bottom of page