top of page

Proteína: Quanto mais melhor?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 1 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Quanto mais melhor? Veja qual a quantidade certa de proteína você deve ingerir no dia para ganhar músculos


Arnold, o pai da musculação

Quanto mais proteína ingerimos no dia, mais fortes e mais secos ficamos? Será que é bem assim mesmo?


Quando começamos a treinar ouvimos em todo canto que a proteína é a responsável por fazer nossos músculos crescerem e que também ajudam na queima de gordura. Então logo pensamos quanto mais eu comer maior eu ficarei e de forma mais rápida. Por isso é normal ver gente que começou a treinar há pouco tempo comendo quantidades enormes de carne no almoço e na janta, tomando Whey e Albumina duas ou três vezes no dia, tudo isso pela ilusão de ficar grande o mais rápido possível.


Mas as coisas não são assim. Sim, a proteína é o macronutriente responsável pela regeneração dos nossos músculos depois que treinamos, logo sem ela não evoluiríamos nunca. Mas se eu te disser que existe uma quantidade certa a se comer no dia e que quando se passa disto não se faz mais nada além de se empanturrar de comida e queimar seu dinheiro com quilos e mais quilos de carne suplementos.


Então qual seria esta quantidade?

Bem estudos se conflitam sobre essa quantidade o tempo todo, mas no geral eles batem sempre em uma média que seria entre 2 a 3 gramas por quilo corporal para homens e entre 1,8 a 2,5 gramas por quilo corporal para mulheres.


Como assim?

Simples, você é um homem que pesa 75kg, então você pegará o seu peso e multiplicará pelo valor entre 2 e 3 que achar mais adequado para você, logo você comerá entre 150 e 225 gramas de proteína por dia, lembrando sempre que na maioria dos casos, a não ser que você seja um atleta de alto desempenho, os 150g já são o suficiente.


Já se você for uma mulher que pesa 60kg, multiplicará da mesma forma por um valor entre 1,8 e 2,5, logo você comerá entre 108 e 150 gramas de proteína por dia.


Esta proteína pode vir da fonte que você achar melhor. Carne de frango, vaca, peixe, porco, ovo, suplementação, o que preferir, mas é sempre bom não depender exclusivamente dos suplementos. Cuidado só com um detalhe. A maioria das fontes animais de proteína possuem também um percentual de gordura, o que faz elas terem mais calorias, fique atento a isso, pois se você fizer uma refeição com 100 gramas de porco estará comendo bem mais calorias do que com 100 gramas de frango ou peixe que possuem uma quantidade mínima de gordura.


Carne é a principal fonte de proteína

Mas lembre-se, por mais que a proteína seja a principal responsável pela reconstrução dos músculos, ela não faz tudo sozinha. A gordura (não qualquer tipo de gordura claro) tem um papel fundamental para a saúde do nosso corpo e o carboidrato é o responsável por gerar insulina, hormônio que faz o transporte dos nutrientes para as células, então sem ele você também não terá os resultados que deseja.


O principal ponto aqui é ter um balanceamento, quanto mais comida você come realmente mais peso ganha, mas peso não significa só mais músculos. Aprenda a comer corretamente e você conseguirá ter os resultados que deseja sem gastar rios de dinheiro comprando comida e nem pensando que precisa comer até não aguentar mais.



Gostou do nosso artigo? Então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram!

Se inscreva também na nossa lista de e-mail para receber conteúdos exclusivos!



Comentarios


bottom of page