top of page

Ponto Zero - Conheça a técnica de treino avançada criada por Fernando Sardinha

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 12 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Saiba o que é e como utilizar corretamente a técnica avançada do Ponto Zero desenvolvida por um dos maiores fisiculturistas do Brasil


Você provavelmente já ouviu falar da técnica do Ponto Zero desenvolvida pelo fisiculturista e treinador esportivo Fernando Sardinha. Mas você sabe como usá-la corretamente para extrair o que de melhor ela nos oferece e fazer com que seu treino fique muito mais pesado e intenso? Confira!


O Ponto Zero é uma técnica simples na teoria, mas complicada na prática por exigir uma série de adaptações ao estilo comum de treino. Ela basicamente se consiste em realizar uma parada isométrica ao final da fase excêntrica do movimento de cada uma das repetições de uma série. Ou seja, você realiza o movimento concêntrico, também chamado de fase positiva, controla o retorno da fase excêntrica e ao final dela realiza uma parada de isométrica de 3 a 5 segundos, ao terminar a contagem do tempo recomeça a fase positiva do exercício sem dar impulso.


Exemplificando. Pegue uma barra par fazer rosca direta como na imagem de capa. Realize a subida do peso, ou seja, a fase concêntrica, quando terminar de erguer o peso não deixe que ele se abaixe sozinho e controle a volta, assim que os braços estiverem quase completamente esticados, também como na imagem de capa você travará o exercício e iniciará a contagem do tempo, quando acabar erga novamente o peso calmamente, sem impulso e faça isso em todas as repetições da série.


Você não precisa adotar o Ponto Zero em todos os exercícios do seu treino. Embora seja uma técnica que não oferece risco de lesões, é bastante avançada, então comece adotando ela em apenas um exercício de cada grupamento muscular até dominá-la e a partir daí comece a incrementar em outros exercícios.


Também por ser uma técnica avançada pode ser que após fazer umas duas séries bem feitas, você não consiga na terceira realizar o mesmo número de repetições, neste caso você pode utilizar o Ponto Zero nas primeiras 5 repetições e após isto realizar o movimento que está acostumado. Como o próprio criador da técnica fala "quando está fácil você faz devagar, quando fica difícil você estoura"



Adaptações a serem feitas no Ponto Zero


A principal delas é na carga, você deverá reduzir o peso com o qual está acostumado a treinar para realizar o Ponto Zero corretamente. Isto é uma parte muito difícil, principalmente para quem costuma treinar mais o ego do que propriamente os músculos.


Mas a redução do peso é importante por dois fatores. Primeiro que durante a parada isométrica é quando temos o maior rompimento de fibras musculares, fadigando e desgastando o músculo muito mais do que durante a subida ou descida do peso, logo se optar por fazer a isometria com a mesma carga que está sempre acostumado, falhará logo nas primeiras repetições. Segundo porque quando erguemos cargas muito altas o nosso cérebro automaticamente emite sinais que fazem com que utilizemos de impulso para realizar o movimento, e quando isso é feito se perde completamente o Ponto Zero e volta a ser um treinamento comum, com muita carga e pouco rompimento de fibras.


É importante tomar também cuidado com os exercícios que escolherá para adotar o Ponto Zero, principalmente se treina sozinho. Se optar por fazer o Ponto Zero durante o supino reto por exemplo, a parada isométrica será feita bem no momento em que a barra está quase que travada em nosso peito e o risco de você travar o movimento ali mesmo e precisar de apoio para levantá-la é alto, o mesmo serve para o agachamento livre por exemplo, quando a parada isométrica ocorre quando estamos agachados com a barra nas costas. Opte por começar com exercícios mais isolados como a rosca direta ou em máquinas como o Leg Press ou o supino articulado, isso permitirá que você treine até a fadiga completa, sem temer acabar enforcado com a barra.



Gostou do artigo? Será útil para o seu treino? Então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram e se inscreva também na nossa lista de e-mail para receber conteúdos exclusivos e sempre saber quando postarmos conteúdos novos no site.



 
 
 

Comments


bottom of page