Musculação e Artes Marciais, da para conciliar
- Paulo Mota
- 20 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

"É possível conciliar os treinamentos de uma luta ou arte marcial com os treinos de musculação?"
Sim, da sim, e digo mais, todos os lutadores são obrigados à conciliar ambos, e alguns conseguem sim ficar com o shape forte, sem afetar à mobilidade e velocidade que precisam. Mas para atrair os melhores resultados dos dois, o ganho de massa muscular da musculação, com a perda de gordura e condicionamento físico das lutas, é preciso tomar alguns cuidados.
De fato, as lutas e artes marciais são muito utilizadas por algumas pessoas que treinam como forma de aeróbico. Sem dúvida são alternativas bem mais prazerosas do que longos períodos em uma esteira, além de que, gasta muito mais caloiras também. Mas algumas lutas, principalmente as conhecidas lutas de chão como Judô e Jiu Jitsu, podem causar algumas lesões perigosas, pelo número de quedas e impactos.
Estas lesões podem atrapalhar quem treina visado hipertrofia, pois uma lesão na região do ombro por exemplo, praticamente impossibilita você de fazer qualquer treino de membros superiores. Por isso, estes cuidados são sempre necessários tomar.
Outro fato que precisa ser observado é que em algumas lutas como Muay Thai, um único treino de uma hora pode queimar cerca de até 800 caloiras. Um número muito alto. Isto pode ser bom para quem está em cutting, mas para quem está buscando ganhar peso no momento pode atrapalhar muito. Para isto é preciso estar sempre em uma dieta hipercalórica bem ajustada, para suprir toda demanda energética existente.
Fora que o treino de qualquer arte marcial que seja é extremamente desgastante. Então fazê-lo no horário próximo ao treino de musculação pode prejudicar o seu rendimento. Procure separar os treinos, por exemplo, vá para a luta pela manhã e para a academia a noite, assim você conseguirá render bem em ambos.
Em resumo, é perfeitamente possível conciliar as duas modalidades. Desde que administrando bem os horários, a dieta e principalmente a parte das lesões, pois machucado, você não conseguirá fazer nem um, nem outro.
Eu particularmente faço ambos. Sou lutador de Muay Thai desde 2011, já competi e tudo e nunca deixei de fazer meu treino com pesos, que pratico desde 2009. No momento consigo conciliar indo cedo para o Muay Thai, me alimentando bem durante todo o dia, indo para a academia a noite e fazendo depois ainda mais uma última refeição.
Se você procurar na Internet achará outros exemplos de personalidades do mundo fitness que também conciliam os dois. Um exemplo, Gabriel Arónes, do canal Fitness Flexível do YouTube. Fora os vários lutadores que têm um corpo forte e volumoso dentro das realidades deles.
Mas claro, o contrário não acontece, um atleta profissional de Fisiculturismo dificilmente fará uma arte marcial destas, primeiro pelo risco de lesões já citados, segundo pois estes caras já tem uma metabolismo basal tão acelerado, que adicionar mais um gasto de 800 calorias é extremamente inviável. Mas se você não é um competidor e não vive do esporte, pode fazer os dois sim, sem maiores problemas.
Curtiu o artigo, então manda para os amigos que também tentam conciliar os dois esportes. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber quando postarmos novos textos. Se inscreva também na nossa lista de e-mail para receber nossos conteúdos exclusivos.
Comments