top of page

Mitos e Verdades da Musculação #5 - Existe treino pra crescer e treino pra secar

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 27 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura


Seguindo nossa série sobre os maiores Mitos e Verdades da Musculação hoje falaremos sobre o Mito de que existe um tipo de treino próprio para ganho de massa e outro para perda de peso. Na teoria pode fazer certo sentido, mas fisiologicamente não tem nenhum fundamento.


O ganho ou perda de peso é ditado por um único fator, o balanço calórico. Seu déficit ou superavit calórico que ditará se você está ganhando ou perdendo massa. O tipo de treino não faz diferença nisto.


O objetivo principal do treino é um só, micro-lesionar o músculo, ou seja, romper as fibras do seu músculo para que com a alimentação e descanso corretos elas se reconstruam ainda mais forte do que já estavam. Este processo de rompimento/reconstrução acelera seu metabolismo e faz com que você gaste mais calorias e a partir da dieta você decide se estará comendo mais ou menos calorias. Ou seja, fazer séries de 30, 40 ou 50 repetições não o farão perder mais gordura, o que fará isso é um treino pesado que rompa o máximo de fibras possíveis para que seu corpo trabalhe mais e mais a fim de reconstruí-las.


Então se você quer ganhar peso treine pesado e coma muito, caso você queira perder peso treino ainda mais pesado e coma menos. A única mudança que pode vir a acontecer no seu corpo são as cargas que você levanta, que devem ser menores já que esta comendo menos, consequentemente ficando mais fraco. Mas isto nem mesmo é uma regra, existem vários casos de pessoas que estão em cutting e não diminuem as cargas, pelo contrário, se você treinar realmente com intensidade pode até aumentá-las.



Mas não existe o treino metabólico?


Sim, existe o treino metabólico e o treino tensional e eles realmente são completamente distintos um do outro, mas os dois têm o mesmo objetivo, rompimento de fibras para gerar hipertrofia. Treino Metabólico e Tensional são apenas variações para ativar de maneiras diferentes o músculo, mas sempre com o mesmo objetivo. Já ouviu falar que nosso corpo se acostuma com tudo e por isso, às vezes, o treino pode parar de fazer resultado? Então, é para isto que existe essas variações de treino.


Muitas vezes quem começa na academia ou até mesmo quem já é antigo, mas não busca saber mais, não entende a importância de periodizar os treinamentos. Para a maioria o que importa é só ir lá e erguer pesos e mais pesos. Mas não, nosso corpo responde muito bem a qualquer tipo de treino, mas responde ainda melhor quando há variação. O ideal seria adotar um treino metabólico por algum período e quando sentir que o treino estagnou mudar para o tensional fazendo com que seu corpo nunca se adapte a um único modo de treino.


Quais as diferenças de treinos metabólicos para os tensionais?


Bem, os metabólicos são os mais comuns, séries um pouco mais longas, isso quer dizer 10 a 12 repetições e não 50, com menos carga e pouco descanso entre as séries, normalmente menos de 1 minuto. Já o tensional é muito parecido com um treinamento de força, ele é feito com mais carga, menos repetições, entre 6 e 8 e maior tempo de descanso, normalmente próximo de 2 minutos.



Se gostou do artigo então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos conteúdos. Você pode também entrar para nossa lista VIP de e-mail para receber conteúdos feitos exclusivamente para você!



 
 
 

Comments


bottom of page