top of page

Mitos e Verdades da Musculação #4 - Comer carboidrato a noite engorda

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 21 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura


Comer carboidrato a noite engorda é de longe um dos maiores e piores MITOS da história da musculação. A crença surgiu pois de acordo com alguns "especialistas" como o Carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo e quando dormimos não gastamos energia, este carboidrato tende a ser armazenado como gordura. Porém são inúmeras as contatações que derrubam esta ideia.


Primeiro que um acompanhamento feito com pessoas de condições físicas e estilos de vida aleatórios mostraram que em geral não há uma grande diferença no gasto calórico do nosso corpo estando em repouso seja dormindo ou acordado. Ou seja, quando dormimos gastamos em média a mesma quantidade de calorias que quando trabalhando ou estudando sentados. O aumento de metabolismo só se torna significativo nos horários de atividade física e nas primeiras horas posteriores, seja de dia ou de noite.


Segundo que o básico da nutrição, que qualquer pessoa que estuda um pouco sabe é que o ganho ou a perda de peso se dá pelo superavit ou déficit calórico, independente do tipo de alimento consumido. Se comeu mais calorias que gastou, engordou, se comeu menos, emagreceu.


Terceiro que um estudo divulgado no Journal of Obesity comparou dois grupos de pessoas. Um deles consumiu carboidrato dividido ao longo do dia, enquanto outro consumiu 80% dos carboidratos no período da noite. O resultado foi que ambos os grupos emagreceram (ambos estavam em déficit calórico) e curiosamente em alguns casos quem consumiu a maioria dos carboidratos perdeu mais peso que aqueles que dividiram entre as refeições.


Existem vários outros estudos e teorias que derrubam a tese de que carboidrato a noite engorda, mas acredito que estes sejam os principais que mostram como tal afirmação é bobagem.



Como consumir carboidrato corretamente:


De fato não existe um horário que o carboidrato engorde mais que nos outros, a carga calórica dele sempre será a mesma, mas sim, existem formas de melhor utilizar o carboidrato para aumentar tanto a hipertrofia como a queima de gordura. O grande lance aqui é buscar consumir a maioria dos carbos diários no seu pós e pré-treino pois são os horários onde realmente o metabolismo é acelerado e é quando o corpo mais precisa do estímulo da insulina, gerado pelo carboidrato, para transportar os nutrientes até as células.


Sobre os tipos de carboidratos também não importa o índice glicêmico, as caloiras seguem sendo as mesmas, mas é fato que longe dos horários de treino é mais conveniente consumir carboidratos ricos em fibras pois eles dão maior sensação de saciedade e não geram grandes picos de insulina. Ao contrário do pós-treino, quando os carboidratos mais ricos em açúcar e de alto índice glicêmico podem ser mais úteis, justamente pois promovem um alto pico de insulina, nutrindo mais rapidamente seus músculos.



Se quer ficar por dentro de mais Mitos e Verdades da Musculação siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos conteúdos. Você pode também se inscrever na nossa lista de e-mail para receber conteúdos feitos exclusivos para você!




 
 
 

Comments


bottom of page