Mitos e Verdades #11 - Proteína em excesso faz mal e engorda
- Paulo Mota
- 8 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

"Excesso de proteína pode fazer mal e ainda por cima engorda"
Sim, essa afirmação é verdadeira e não adianta querer negar. Mas antes que você esperneie discutindo, entenda que aqui estamos falando do EXCESSO de proteína, casos extremos de pessoas que chegam a dobrar ou até triplicar a dosagem diária de proteína recomendada.
Se você acompanha o blog já sabe que a quantidade de proteína indicada para quem treina é de 2 a 3 gramas de proteína por cada quilo do seu peso. Ou seja, um pessoa de 75kg deve comer entre 150 e 225 gramas de proteína, se a pessoa for gigante e pesar 100kg deve comer de 200 a 300 gramas de proteína. Então o excesso que falamos aqui é quando um indivíduo de míseros 60kg quer comer igual a uma pessoa de mais de 100, é claro que a necessidade proteica de cada um dos dois é completamente diferente.
Explicado o que quero dizer com "excesso" de proteína, posso agora começar a falar porque isso pode fazer mal e também o porque a proteína em excesso engorda.
Os principais problemas de saúde relacionado ao excesso de proteína são relacionados aos órgãos rins e fígado. Os maiores problemas hepáticos acontecem pois assim como qualquer outro macronutriente o excesso de proteína é convertido em reserva energética (gordura), logo quanto mais você come, mais você força o fígado a trabalhar.
Já os problemas renais podem ocorrer pois quando o fígado quebra a proteína em gordura é formada a Amônia, substância tóxica que se transforma em Ureia e é excretada pela urina. Logo os Rins precisam trabalhar bem mais para secretar tanta Ureia assim. Por isso, embora não exista comprovação de problemas renais causados pelo consumo de proteína em pessoas saudáveis, é preciso reforçar a hidratação, para que ao menos se amenize o desgaste dos rins.
"Mas como assim proteína engorda, cresci ouvindo que carne era liberado pois não engorda."
Falar que carne não engorda é um dos mitos mais bobos da história da musculação. Qualquer um que entenda o mínimo de nutrição sabe que o que faz você engordar ou emagrecer é o balanço calórico. Se você come mais calorias que gasta, engorda, se come menos, emagrece, matemática básica.
Proteína tem calorias igual todos os outros macronutrientes. Se você organiza seu plano alimentar comendo 200 gramas de proteína por dia, está planejando comer 800 calorias. Se você vai lá e come 300 gramas de proteína estará comendo então 1.200 calorias, estas 400 calorias a mais são um superávit calórico e será sim armazenado como gordura pelo seu corpo.
Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos que come proteína desregradamente porque acham que quanto mais melhor. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos textos. Se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail para passar a receber conteúdos exclusivos para você!
Commenti