Mitos e Verdades #10 - Se parar de treinar os músculos viram gordura
- Paulo Mota
- 30 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Já cansei de ouvir de diversas pessoas que se caso eu, ou qualquer outra pessoa, parar de treinar "cairá tudo" ou "tudo virará gordura". Mas, será que tem algum sentido nessa afirmação? Ou será que é mais um dos vários mitos da musculação?
Pois bem, falo com tranquilidade que isto É MITO!
Não tem como, de forma alguma, afirmar que os músculos de quem treina viram gordura. Primeiro pelo fato de que embora a camada muscular fique logo a baixo da camada de gordura, elas não se relacionam diretamente, até por isso o mito de que abdominal emagrece também não faz sentido algum. Segundo pois os músculos são formados por células vivas, já a gordura é formado apenas por tecido adiposo, logo, uma coisa não se transforma em outra.
"Ah! mas eu já vi gente que era muito forte e parou de treinar e engordou!"
Sim, isso realmente pode e é até normal acontecer, mas não porque um se transforma em outro. Da mesma forma que ninguém que começa a treinar transforma gordura em músculos.

O que de fato acontece é que quando treinamos regularmente levamos um estilo de vida razoavelmente mais saudável do que a maioria. Além disso nosso metabolismo é bastante mais acelerado, pois como sabemos, músculos gastam mais calorias para serem mantidos. Então quando paramos de treinar a tendência é que o metabolismo vá desacelerando aos poucos, ao mesmo tempo tendemos a adotar hábitos menos saudáveis, comer mais calorias.
O resultado então é menos calorias gastas e mais consumidas por dia. Desta forma ao pé que os músculos vão diminuindo por não estarem sendo treinados, a gordura vai aumentando por estarmos em um superávit calórico. Logo pode até parecer que toda aquela musculatura se transformou em massa adiposa, mas de fato não foi isso que aconteceu.
A lógica inversa acontece quando entramos na academia. Temos vidas sedentárias e pouca massa muscular, logo nosso metabolismo é lento. Quando começamos a treinar o metabolismo acelera, logo a gordura tende a diminuir, simultaneamente os músculos começam a crescer por estarem recebendo novos estímulos.
A impressão que dá é que transformamos gordura em músculo. Mas na verdade fizemos uma substituição dos dois, não transformamos um em outro, pois repetindo, isso é IMPOSSÍVEL de acontecer!
Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos que ainda acreditam nesse mito absurdo. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos Mitos e Verdades da Musculação. Se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail e passe a receber conteúdos exclusivos para você!
Comments