top of page

Maiores perigos ao tentar "compensar" os chocolates da páscoa

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 22 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura


Passada a páscoa e toda a comelância de chocolates e doces é hora de voltar para a rotina de treino e dieta, afinal, é preciso recuperar o tempo perdido se empaturrando de açúcar. Aí é normal aquele pensamento de que é necessário "compensar" as calorias a mais do feriado comendo só salada e frango sem sal durante a semana, restringindo completamente a dieta.


Esse ato de boa intenção, que parece ser positivo, na verdade é uma estratégia extremamente perigosa e ineficiente na maioria das vezes. Restringir demais sua dieta sempre é uma má decisão.


Primeiramente pois compensar uma pisada na jaca abre uma brecha para que isto seja feito sempre. Com isso você passa a furar sua dieta toda semana, pois pensa que depois é só ficar sem comer corretamente que o estrago é desfeito, quando sabemos que o correto é bem diferente disto. Ficar saindo da dieta e compensando depois não fará nada além de te afastar dos seus objetivos e ficar uma semana inteira comendo mal.


Segundo pois uma dieta extremamente restrita é o principal causador de distúrbios alimentares, o mais famoso deles, a Compulsão Alimentar. Todo mundo que faz dieta por muito tempo sabe o que é isso e sabe o quanto é prejudicial à seus resultados. Caso você não saiba o que é uma Compulsão alimentar, é quando "sem querer" acabamos comendo muito mais do que desejamos, é quando perdemos o controle e comemos fora do nosso padrão.


Parece bobo, mas é mais normal do que parece e o mais comum da compulsão é que ela começa aos poucos, você come um quadradinho de chocolate só e quando vê acaba por comer a barra inteira, estragando completamente sua dieta. Fora que a Compulsão é o primeiro passo para doenças realmente graves, como a Bulimia.


Por isso buscar ser regrado demais na alimentação nunca é uma boa escolha, uma dieta eficiente é uma dieta consistente, uma dieta que você leva por muito tempo e sabe quando pode comer algo fora dela sem trazer maiores prejuízos.


Então se você perdeu o freio nesta páscoa, comeu todo o chocolate da sua casa, nem pense em "compensar". A escolha mais sábia é sempre voltar para a dieta padrão, com uma boa quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras boas para que seu corpo volte ao normal e queime aquelas calorias a mais com o tempo. Nada acontece do dia para noite e é melhor um mês de dieta regular, do que uma semana restrita seguida de um fim de semana inteiro de compulsão.



Se gostou do artigo compartilhe com os amigos e amigas que quebraram a dieta nesta páscoa. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos artigos e se inscreva na nossa lista VIP de e-mail para receber conteúdos EXCLUSIVOS!



 
 
 

Comentarios


bottom of page