top of page

Com que frequência devo trocar o meu treino?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 21 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


Logo quando você entra na academia, uma das primeiras coisas que acontecem é montar a sua ficha de treino. Isto pode ser feito pelo instrutor, por um personal contratado, ou até mesmo por você desde que você já entenda o mínimo sobre musculação. Só que ai você faz aquela mesma ficha semanas atrás de semana e uma hora começa a "enjoar" dela, começa a querer fazer algo diferente e até vê os resultados pararem de aparecer.


Ai surge uma dúvida. Quanto tempo devo ficar com a mesma ficha de treino? De quanto em quanto tempo devo buscar por uma nova? Está é uma dúvida comum não só entre inciantes, mas mesmo aqueles que já treinam a algum tempo e já têm um físico bom, ainda podem levantar este tipo de questão.


A verdade é que não existe uma única e absoluta resposta para esta questão. São vários os momentos nos quais você pode trocar sua ficha de treino. Ao mesmo tempo você pode ficar até anos com a mesma, isso depende de cada um e só você vai conseguir responder.




Quando posso trocar minha ficha de treino:


Normalmente o mais indicado é trocar quando você começa a notar que os resultados do treino pararam de aparecer. Isto costuma acontecer realmente com todo mundo a cada três meses em média e ai algumas simples mudanças nos exercícios, na ordem de execução e nos estímulos dados podem fazer você voltar a ter resultados.


Mas você também pode mexer no seu treino quando bem entender simplesmente por não estar satisfeito com a rotina atual. Por exemplo se você gosta de trabalhar com pesos livres, mas está fazendo muitos exercícios em máquinas, você pode sim mudar seu treino mesmo tendo resultados visíveis.


Mas trocar o treino é necessário?


É necessário só quando você realmente para de ter resultados, caso contrário você pode passar anos e anos com a mesma ficha, se os resultados estão vindo não há porque mudar.


Mas você também pode ser adepto, assim como eu, de não ter uma ficha fixa de treino. Muita gente que treina adota alguns exercícios específicos como base, como por exemplo agachamento livre, supino reto, rosca direta, estes exercícios compostos e nos demais movimentos variar de treino para treino, dependendo da sua preferência e até mesmo do que você tem a disposição na academia no momento. Assim você nunca estagna, pois a cada dia de treino estará dando um estímulo diferente ao músculo e forçando ele a se desenvolver.


Se gostou do artigo então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para ficar sabendo assim que postarmos novos textos. Você pode também se inscrever na nossa lista VIP de e-mail e passar a receber alguns conteúdos exclusivos grátis.




 
 
 

Comentarios


bottom of page