top of page

Janela anabólica, o que e quando comer no pós-treino

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 3 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura


Você já deve ter ouvido falar sobre a famosa janela anabólica. O período pós-treino onde nosso corpo tem a maior capacidade de absorver nutrientes hipertróficos como a proteína. Por isto, suplementos como o Whey Protein, uma proteína de absorção mais rápida, é o mais indicado.


Mas até que ponto isto aí é uma verdade, até que ponto é preciso consumir desesperadamente um shake após o treino para aproveitar o melhor da janela anabólica?


Bem, já existe há algum tempo estudos que comprovam que sim, existe a janela anabólica, mas não da forma como a maioria entende. Enquanto acreditam por aí que esta janela dura no máximo 1 hora ou até menos, estes estudos provaram que esta janela dura até por volta de 24 horas após o treinamento realizado.


Claro, pode até ser que na primeira hora o pico seja maior, mas a redução nas primeiras 4 ou 5 horas é quase nula. Portanto, pouco importa se você fizer o seu pós-treino uma ou quatro horas após o treino, a absorção dos nutrientes será praticamente a mesma. O que importa realmente é o que você come após o treino e não especificamente quando você come.



O que comer no pós-treino:


O mais comum de ser visto por aí quando falamos em pós-treino fatalmente é o Whey, certo? Mas não é porque é o mais comum que é também o mais correto a ser utilizado. Você pode usar o Whey logo ao término do treino? Pode sim, mas ele não tem nem metade da importância que você acredita ter.


Ao treinar o seu corpo entra automaticamente em estado catabólico. Não se desespere ao ouvir palavras como catabólico, ou catabolismo, isto é normal. Nada mais significa que os aminoácidos do seu músculo saem dele e vão correr livremente na sua corrente sanguínea, eles não são eliminados, apenas rodam pelo seu corpo sem direção. Como fazer para que eles tomem a direção de volta para os músculos? Através do pico de insulina.


Sim, Whey Protein promove um estímulo à insulina, mas nada significante perto dos carboidratos. Seja via suplementos como Malto ou Hipercalórico, seja por alimentos comuns como arroz, macarrão, pão ou mel, utilizar carboidratos de absorção rápida é a melhor ideia para proporcionar o famoso pico de insulina.


Resumindo, o foco do seu pós-treino, seja logo após sair da academia, seja algumas horinhas depois, deve ser o consumo de carboidratos. A proteína e os aminoácidos já estão na sua corrente sanguínea, portanto o que você precisa realmente fazer é direcionar eles para os músculos treinados através da insulina.


Você pode tomar Whey? Pode sim, mas não deve ser sua prioridade, tome apenas se gostar e tiver condições financeiras para tal, pois não é nem de perto fundamental para sua hipertrofia como muitos acreditam.



Gostou do artigo? Então manda para os amigos e não se esqueça de seguir a MT Fitness no Facebook e no Instagram. Se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail para passar a receber alguns de nossos conteúdos exclusivos.



 
 
 

Comments


bottom of page