HIIT - A melhor estratégia para perder peso rápido sem perder músculos
- Paulo Mota
- 15 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

HIIT é a siga utilizada para High Intensity Interval Trinig, ou Treinamento intervalado intenso e é a forma mais efetiva de se queimar gordura sem prejudicar a massa muscular. É um treinamento aeróbico onde se alterna curtos momentos de alta intensidade com momentos de intensidade baixa. Por exemplo: 30 segundos correndo no máximo da sua velocidade possível seguido de 45 a 60 segundos de uma caminhada.
O maior benefício do treino HIIT é que por mais que seja feito em um curto espaço de tempo, normalmente treinos HIIT duram de 10 a 20 minutos, ele é dos aeróbicos convencionais o que mais queima caloria. Isso acontece pois a alta intensidade do treinamento faz com que o corpo se acelere para gerar energia e além disso promove uma queima calórica contínua por até 48 horas, ao contrário do treinos longos e em intensidade moderada onde as calorias são gastas apenas durante o treinamento. Além disso o HIIT conserva a massa muscular e melhora nossa sensibilidade à Insulina, fundamental para quem buscar a perda de peso.
O HIIT pode ser feito correndo, na esteira ou na rua, na bicicleta, seja ergométrica ou na rua também, escadaria e aparelhos de remada. Em qualquer exercício escolhido a lógica é sempre a mesma, alternar altíssima intensidade com intensidade moderada.

Como e quando fazer o HIIT:
Caso você nunca tenha feito HIIT antes o mais recomendável é começar com 10 tiros de 20 segundos, alternado com caminhadas de 40 segundos, assim você fará um bom treino aeróbico em apenas 10 minutos. A partir daí, com o tempo você pode e deve começar a aumentar a intensidade, acelerando mais o ritmo e aumentando o período de tiros, passe do sistema 20/40 para 30/30 e assim por diante. Com o tempo você já passará a conseguir fazer tiros mais longos do que o tempo de descanso.
Quando fazer é um caso a parte, você pode fazer em horários separados da musculação ou no pós-treino, da forma que ficar melhor para a sua rotina. Apenas não se recomenda que faça no pré-treino, pois devido sua intensidade é possível que isto prejudique o seu treino com pesos posteriormente.
Se gostou do artigo compartilhe com os amigos e siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para sabermos sempre que novos conteúdos forem postados. Você pode também se inscrever na nossa lista VIP de e-mail para receber materiais exclusivos.
Comments