top of page

GVT - O maior dos treinamentos de força

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 26 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura


O German Volume Training (GVT) ou Treinamento de Volume Alemão é um treinamento muito antigo utilizado pelos levantadores de peso olímpico alemães. O treinamento foi desenvolvimento visando o ganho de força e o aumento de cargas progressivas. Desta forma os atletas conseguiam constantemente superar seus limites de peso e por isso a Alemanha se tornou um fenômeno na modalidade.


Por mais que seja um exercício voltado para o ganho de força ele também gera hipertrofia, desde que seja feito de forma correta. Mas só o ganho de força já é uma baita vantagem no processo do seu treino, pois quando terminar a rotina treinamento GVT estará suportando cargas bem maiores que antes e poderá ter um treino ainda mais pesado.


Vale lembrar que a rotina de treinos do GVT se consiste em um período de 4 a 6 semanas com 3 treinos semanais, separados sempre por um dia de descanso. Não importa se você já é acostumado a treinar diariamente, o GVT é um método extremamente avançado e para ele funcionar é preciso sempre dar o máximo em cada treino, por isso o dia de descanso será fundamental. O descanso entre as séries também deve ser algo ligeiramente maior, em torno de 60 a 90 segundos, nunca menos que isso.


Como é feito o treino GVT?


O German Volume Training consiste na escolha de um exercício para cada grupamento muscular. O ideal é escolher exercícios multiarticulares, já que serão feitos menos exercícios durante a semana, quanto mais músculos forem recrutados por estes exercícios melhor. Exemplo: Supino Reto e Agachamento Livre.


Após escolher o exercício é hora de ir treinar. Para fazer o GVT você reduzirá a carga para 50 ou 60% do peso que costuma treinar e realizará para cada exercício 10 séries com 10 repetições. No início pode parecer fácil, pois você estará treinando com menos carga, mas pode confiar, a partir da 5a ou 6a série você sentirá o quão pesado é este treino. Após conseguir fazer todas as 10 séries com 10 repetições com a execução perfeita você pode começar a subir a carga novamente, pouco a pouco até alcançar a caraga que era acostumado.


Como é uma ficha de treino GVT?



Um modelo de ficha de treino GVT poderia ser montada da seguinte maneira:


Segunda: Perna e Panturrilha: 10 séries de 10 repetições de Agachamento Livre e Panturrilha sentado

Terça: Descanso

Quarta: Peito, Tríceps e Ombro: 10 séries de 10 repetições de Supino Reto, Tríceps Testa e Desenvolvimento Militar

Quinta: Descanso

Sexta: Dorsal e Bíceps: 10 séries de 10 repetições de Remada Curvada e Rosca Direta

Sábado e Domingo: Descanso


Caso você não goste de ficar parado pode aproveitar os dias de descanso para fazer aeróbicos e treino de abdômen por exemplo, desde que não prejudique a recuperação do músculo.


E o GVT realmente funciona?


É comum vermos pessoas que testaram o GVT e afirmam que não funciona. Isto costuma acontecer por dois motivos. O primeiro é que essas pessoas não tiveram a capacidade de fazer corretamente o treinamento, não reduziram a carga o quanto deveriam e fizeram todo o treinamento errado, fazendo movimentos só com metade amplitude e culpando o método de treino por isso. Segundo simplesmente por não terem paciência, como disse a cima, o GVT deve ser feito durante 4 a 6 semanas e muitas pessoas param na segunda por não verem resultados, sendo que este é um treinamento de força, logo o resultado maior não será no físico, mas sim na sua capacidade física.


Se você é um destes que afirma com todas as letras que o GVT não funciona, saiba que este era um dos métodos de treinamento mais utilizados por Arnold Schwarzenegger. Para ele parece que deu certo né, afinal, não é o melhor shape da história a toa.



Se você curtiu nosso artigo siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos conteúdos. Se inscreva também na nossa lista de e-mail para receber conteúdos feitos exclusivamente para você!



 
 
 

댓글


bottom of page