top of page

Falso Magro - Você é? Saiba como resolver

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 29 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura


Poucas coisas são tão desagradáveis quanto ser uma pessoa aparentemente magra, mas com uma bela de uma barriguinha, o famoso falso magro. De roupa você parece magro, seu peso está dentro do padrão e suas camisetas são do mesmo tamanho das pessoas realmente magras, mas quando você tira a camisa logo vê aquela gordurinha abdominal acumulada, que incomoda.


Infelizmente este problema é bastante comum, principalmente hoje em uma sociedade bem menos ativa que antigamente. A falsa magreza é um problema que tem relações até mesmo genéticas, mas que só se desenvolve de verdade por causa dos seu estilo de vida. Normalmente pessoas com esse problema são fisicamente inativas e se alimentam mal, com muitos alimentos processados e ricos em açúcar.


Vale lembrar também que não é algo que acontece do dia para a noite, então se você se encaixa nessa categoria saiba que é uma consequência de anos e anos comendo mal e se exercitando pouco. Este problema também está muito ligado à falta de massa muscular, a maioria dos falsos magros costumam ter braços e pernas finos, justamente por não treinar corretamente ou simplesmente não treinar.


A boa notícia é que este é um problema totalmente reversível. Mas não é um processo simples nem mesmo rápido. Ora você gastou anos para desenvolver uma pancinha destas, não é em uma semana que ela sumirá.



Bem se o problema está relacionado ao sedentarismo e alimentação ruim é justamente ai que vamos agir para resolvê-lo. Vamos começar treinando bem, trainando pesado. É normal que pessoas com gordura acumulada pensem que o aeróbico é a chave para resolver, mas não, o segredo é sempre o treino de musculação intenso, combinado com exercícios aeróbicos em média 3 vezes por semana em horário separado ao do treino ou logo após ele.


Recorrer única e exclusivamente aos aeróbicos é um erro pois eles produzem uma queima calórica momentânea e não contínua, ou seja não faz com que você fique longos períodos queimando gordura e também porque quando gastamos energia o nosso corpo busca ela em algum lugar e infelizmente não é só na gordura, mas também em nossa massa muscular. Então se um dos maiores problemas dos falsos magros é justamente a falta de músculos, perder o pouco que você tem não será legal.


Mas mais importante que o treino é ajustar sua alimentação. Eu sempre falo o segredo do corpo bonito é sempre a dieta. O treino e o descanso ajudam? Sim, mas é a dieta que vai ditar seus resultados em qualquer situação. Como disse acima ser falso magro normalmente é consequência de anos de alimentação errada com alimentos ricos em açúcar, então vamos começar por ai. Não é necessário cortar por completo, mas sim reduzir todo tipo de doces, refrigerantes e até mesmo estes "sucos" que vendem em caixinhas que são tão prejudiciais quanto os refrigerantes.



Por que esse tipo de alimentos é tão prejudicial? Pois os carboidratos simples como o açúcar são os principais responsáveis pelo estimula da Insulina, hormônio encarregado de levar os nutrientes para onde eles precisam ir, se não há nenhum músculo precisando de nutrientes no momento, caso de quem não treina, a insulina armazena aquela energia em forma de gordura, justamente onde? Na barriga.


Por isso é tão importante aumentar sua sensibilidade à insulina, quanto mais sensível você for a este hormônio, menos seu corpo terá que liberá-lo após cada refeição, ao contrário de quando você é muito resistente à ele, que faz com que seu corpo produza-o incessantemente, quanto mais insulina, mais gordura acumulada.


Como se tornar mais sensível à insulina? Reduzindo a produção dela, ou seja, cortando alimentos que a estimulam em excesso, mas não só assim. Existem várias outras formas de reduzir nossa resistência ao hormônio como treinando pesado tanto nos pesos quanto nos aeróbicos, por isso prefira sempre aeróbicos curtos de altíssima intensidade à longas caminhadas que nem suam a camisa.


Outras formas de melhorar a sensibilidade à insulina:


1 - Fazer um cutting - Quanto menos comemos, menos insulina produzimos.

2 - Fazer Jejum Intermitente - Quando ficamos longos períodos sem se alimentar, ficamos também longos períodos sem insulina no sangue, assim quando ela for liberada, estaremos mais sensíveis à ela.

3 - Se estressar menos - Fuja de situações extremamente estressantes ou as resolva rapidamente. O estresse libera o hormônio do cortisol que libera glicose no sangue, que por sua vez libera mais insulina.

4 - Durma mais e melhor - A falta de sono está diretamente ligada ao estresse diário, além disso é quando dormimos que produzimos o hormônio do GH, famoso como hormônio do crescimento. O GH é o pior inimigo da insulina, quando um deles está sendo liberado em nosso corpo o outro é completamente esquecido, eles simplesmente não sabem viver juntos, então dormir para produzir mais GH é sempre uma boa opção. Procure dormir pelo menos 7 horas por dia, mas isso não significa que você precisa virar um urso polar e hibernar por dias. Ah! o GH também o hormônio responsável pela lipólise, ou seja, a quebra das células de gordura.

5 - Aumente seu NEAT - Para fechar, aumente seu NEAT, isso é uma sigla em inglês que nada mias significa nosso gasto calórico diário fora os exercícios, ou seja quantas calorias queimamos nas atividades cotidianas. Sse você é uma pessoa que anda muito a pé, sobe escadas ao invés de usar o elevador provavelmente seu NEAT já é alto e você não precisa se preocupar, mas se você é daqueles que trabalha sentado, estuda sentado, faz tudo sentado e não vai a pé nem na esquina comece se atentar à isso. Faça pequenos trajetos a pé, passeie com seu cachorro, trabalhe um pouco em pé, existem várias maneiras de aumentar o NEAT.



Se curtiu o artigo compartilha com os amigos e siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos conteúdos. Se inscreva também para nossa lista VIP de e-mail para receber sempre conteúdos exclusivos.



 
 
 

Comments


bottom of page