top of page

Dieta Flexível não é comer besteira - Aprenda a fazer corretamente para ter os melhores resultados

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 2 de mai. de 2019
  • 4 min de leitura


A dieta flexível é uma estratégia de alimentação até certo ponto antiga, mas que se popularizou no Brasil há pouco tempo ainda. Vários atletas na gringa a utilizam até mesmo em suas fases finais de preparação, até mesmo alguns atletas profissionais como o Caio Bottura, principal responsável pela popularização da dieta flexível no Brasil, e o Lucas Pinheiro, brasileiro que conseguiu o pro card com menos de 22 anos.


O problema é que quando a dieta foi se popularizar no Brasil várias pessoas começaram a deturpar o funcionamento dela. Falando que o importante da Dieta Flexível era apenas bater os macros do dia e tava tudo certo. Se o seu objetivo for só ganhar ou perder peso sim, independente dos alimentos que você consumir, se estiver nos macros tá valendo, mas se você busca melhorar a sua composição corporal, busca ter um shape bonito, ai já é bem ao contrário.


Comer focando apenas nos macros, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos não funciona por dois motivos.


O primeiro deles é científico, estudos já mostraram que o consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico e gorduras ruins mexem diretamente com a relação do nosso corpo com a Insulina. Comendo desregradamente esse tipo de alimento ficamos menos sensíveis à Insulina, com isso temos menos fator anabólico na nossa massa muscular e mais em nosso tecido adiposo, logo as calorias ingeridas tendem a ir mais para a gordura do que para os músculos, além de que, Insulina em excesso durante um longo período de tempo pode levar a doenças graves como a Diabetes.


O segundo fato é algo mais psicológico mas que não deixa de ser comprovado pela ciência também. Ter a dieta baseada apenas em "porcarias" como pizza, sorvete, chocolate entre outros pode causar casos graves de compulsão. Ou seja, você vai bater seus macros de carboidrato com um belo bolo de prestígio projetando comer apenas uma fatia de 100g. O seu paladar ao entrar em contato com com o bolo vai querer mais e no seu psicológico mais 40 graminhas de bolo não vão fazer tanta diferença e assim vai até você comer o triplo do que tinha planejado e jogar toda a dieta que vinha fazendo no lixo.



Enfim a Dieta Flexível não foi feita para ser uma dieta onde se pode comer porcaria, mas sim uma dieta para facilitar sua vida sem precisar comer sempre os mesmos alimentos e para poder ter um alívio diário consumindo cerca de 10% das calorias do seu dia de alimentos da sua preferência, não necessariamente porcarias. Pode ter certeza, esses 10% não estragarão em nada seu físico, mais do que isso você passará a perder parte dos resultados que deveria ter.


Como fazer a Dieta Flexível corretamente:


Primeiramente entenda que a Dieta Flexível é baseada no seu gasto calórico basal, então sempre irá variar de uma pessoa para a outra, não existe uma dieta padrão. Então a primeira coisa a se fazer é procurar uma calculadora de TDEE para sabe quantas calorias por dia você gasta em média.


A segunda coisa a se fazer é calcular seus macros de carboidratos, gorduras e proteínas. Para facilitar vamos imaginar que você tenha 70kg e sua Taxa Metabólica Basal tenha dado 2.300 calorias, logo você irá consumir apenas 2.000 calorias por dia para perder peso.


O primeiro macro que irá calcular será a proteína. O indicado para quem pratica atividade física é sempre entre 2 ou 3 gramas de proteína para cada quilo corporal, então se você pesa 70kg e irá consumir 2 gramas de proteína pra cada kg, consumirá 140 gramas de proteína todos os dias, que darão exatamente 560 kcal.


O segundo macro a ser calculado será o de gordura, para ele estimamos de 0,8 a 1 grama para cada quilo do seu peso. Vamos trabalhar com 1g/kg, logo serão 70 gramas de gordura por dia, que darão 630 kcal.


Agora que vamos para o carboidrato. O carbo é único macro que não precisa ser baseado em seu peso corporal, então ele entrará como o restante das suas calorias. Você estará consumindo 560 calorias só de proteína e mais 630 só de gordura, totalizando 1.190 ao total. Você então pegará a quantidade de calorias total do dia que são 2.000 e subtrairá as 1.190, sobrando assim 810.


Pegará essas 810 calorias e dividirá por 4, que é o tanto de calorias existentes em cada grama de carboidrato. O resultado dará 202,5, logo você consumirá 202 ou 203 gramas de carboidrato a cada dia. Mas ai que tá o segredo, é interessante que cerca de 15% dos seus carboidratos sejam fibras, pois elas têm efeito direto na nossa composição corporal e na nossa saúde, portanto busque consumir algo entre 20 e 30 gramas de fibra por dia.


Se você fizer isso tudo certinho, buscando bater seus macros com os melhores alimentos possíveis e deixando as porcarias para só cerca de 200 calorias por dia você terá os resultados que espera no seu shape e ainda terá uma dieta muito mais fácil de fazer e saborosa. Você não sofrerá tanto com os desejos de comer um doce ou uma pizza no final de semana pois durante toda a semana já tem consumido pequenas quantidades destes alimentos.



Se gostou do artigo compartilhe com os amigos e as amigas que ainda não sabem como fazer a Dieta Flexível corretamente. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que postarmos novos conteúdos e se inscreva na nossa lista VIP de e-mail para passar a receber materiais exclusivos para você!



 
 
 

Comentários


bottom of page