top of page

Creatina, o suplemento número 1 - Quais benefícios e como tomar

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 10 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura


A Creatina pode até não ser o suplemento mais popular do mundo da musculação, com certeza fica atrás do Whey e do Malto por exemplo. Mas é de longe a suplementação mais indicada por quem treina a algum tempo. Como toda suplementação natural, ela não trará nenhum resultado milagroso, mas é de longe a que mais traz benefícios para a Hipertrofia e até mesmo perda de peso.


Vamos começar falando sobre o que é a Creatina. Ela é de longe o suplemento mais estudado do mundo e, todos estes estudos, comprovam não só a eficácia dela, mas também o quanto o seu uso é seguro. A Creatina é uma molécula produzida pelo seu corpo, mas também encontrada em alimentos fontes de proteína como carne vermelha, peixe e ovo.


No nosso corpo a Creatina age como uma fonte de energia, ligada á praticamente todas as células do nosso corpo. Com isso ela traz uma série de benefícios como construção de músculos mais rapidamente, ganho de força, melhora da resistência anaeróbica e melhora na recuperação muscular.


Por mais que seja uma molécula já produzida pelo nosso corpo, o consumo dela em forma de suplementação não causa uma redução da produção natural, como acontece quando se usa anabolizante.


Como já dito, a Creatina não cria músculos milagrosamente, mas por auxiliar no ganho de força, resistência e na recuperação muscular ela permite que você treine mais pesado, aumentando a sua hipertrofia. Ao mesmo tempo ajuda até mesmo na perda peso, pois, ao ganhar mais massa muscular, o metabolismo tende a acelerar e com isso gastamos mais calorias ao dia, queimando assim mais gordura.



A Creatina também ajuda a evitar o catabolismo, perda de massa magra, pois aumenta os níveis de água das células intra-celulares nos músculos, o que ainda da a impressão de que seus músculos são maiores. E não, ela não te deixa com o aspecto retido, pois a retenção hídrica se nas células extra-celulares e não nas intra-celulares.


Até hoje nenhum estudo conseguiu comprovar casos de problemas de saúde relacionados ao uso da Creatina em indivíduos saudáveis. Porém, em pessoas com problemas nos rins, ou com histórico familiar de doenças renais, é indicado que antes de suplementar consulte um médico.


É preciso ciclar a Creatina?

Não, não é necessário cilcar creatina, aliás isso só atrapalhará os seus resultados. Como já dito o consumo dela não afeta na produção natural do seu corpo, logo, "ciclar" creatina só fará com que você passe por períodos sem usufruir dos benefícios dela.


É preciso saturar a Creatina?

Também não, o uso de 5 gramas por dia, de segunda a segunda já é o suficiente para conseguir os melhores resultados que ela tem para oferecer. E esta dosagem serve para todos, seja você um iniciante na academia, seja um monstro gigantesco de grande. Estudos provam que fazer a fase da "saturação" não traz nenhum efeito extra e que todo o excesso dela no corpo tende a ser eliminado na urina.


Qual a melhor Creatina?

A Creatina é um suplemento realmente barato, então se você ver algum produto com o preço muito superior aos demais não é necessariamente pois ele é melhor, mas sim porque você está pagando a mais por todo o marketing feito por trás daquele produto e empresa. Quanto ao tipo, a melhor e a mais estudada e comprovada cientificamente é a monohidratada.


Caso você queira entender um pouco mais sobre o suplemento e até ver os estudos que comprovam a eficácia e a segurança do uso da Creatina, confira este vídeo a baixo, feito pelo atleta, Caio Bottura.




Se gostou do artigo de hoje compartilhe com os amigos que também gostam de treinar! Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos textos forem postados. Se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail e passe a receber conteúdos exclusivamente feitos para você!



 
 
 

Comments


bottom of page