Como montar a divisão de treino corretamente
- Paulo Mota
- 29 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

Como dividir o treino corretamente. Está é uma dúvida muito comum em pessoas que treinam e não, não é somente em iniciantes, muitas pessoas com anos de treino ainda não têm certeza se a divisão utilizada por eles é a ideal.
Bem, está dúvida é muito válida pois divisão ideal não existe. Na verdade ela existe, mas é diferente para cada pessoa. Isto porque cada corpo é um corpo e cada corpo se adapta melhor e tem melhores resultados com um tipo de estímulo diferente.
Existem pessoas que precisam treinar com mais frequência, já outras que precisam treinar cada músculo apenas uma vez por semana. E digo mais, têm pessoas com a genética tão privilegiada em determinado músculo ou que pratica alguma outra atividade que trabalha aquele músculo "x" que pode treinar ele só de 15 em 15 dias por exemplo.
Então como saber qual a divisão correta para o seu treino?
O ideal é conhecer seu próprio corpo, para isto você precisa ir testando ou contratar o serviço de um treinador esportivo. Porém existem sim alguns modelos adotados como padrões que têm grandes chances de dar certo para você.
Para naturais o mais indicado é o treino ABC2x, ou seja, ABC duas vezes na semana, onde você divide seus grupos musculares em três dias de treino e faz cada um destes treinos duas vezes na semana tirando um dia para descanso. Exemplo:
- Segunda - A: Peito, Tríceps e Ombro
- Terça - B: Costas, Lombar e Bíceps
- Quarta - C: Quadríceps, Posterior de Coxa e Panturrilha
- Quinta - A: Peito, Tríceps e Ombro
- Sexta - B: Costas, Lombar e Bíceps
- Sábado - C: Quadríceps, Posterior de Coxa e Panturrilha
- Domingo - Descanso.
Isto porque quem é natural não consegue treinar com a mesma intensidade de quem faz uso de recurso ergogênicos, portanto os músculos aguentariam a carga de dois treinos na mesma semana. Segundo também por ter menos hormônios no corpo, ser preciso manter o músculo mais tempo sobre recuperação para forçar que ele cresça de verdade.

Já para pessoas hormonizadas o mais recomendado é mesmo uma divisão maior, trabalhando um músculo por dia ou no máximo dois sendo um deles um músculo pequeno. Uma ficha ABCDE seria então o ideal. Exemplo:
- Segunda - A: Peito
- Terça - B: Quadríceps
- Quarta - C: Costas
- Quinta - D: Posterior de Coxa e Ombro
- Sexta - E: Bíceps e Tríceps
- Sábado e Domingo: Descanso ou aeróbico.
Isto porque pessoas hormonizadas têm uma capacidade física muito maior, logo conseguem fazer treinos muito mais pesados e intensos. Estes treinos não permitem que o músculo se recupere rapidamente para ser treinado novamente em apenas três dias e por isto o intervalo de uma semana seria o ideal.
Mas, como já dito, não existe uma regra. Estes exemplos passados acima são recomendados, mas não é por isso que necessariamente vão funcionar para você. Pode ser que você seja natural, mas seu treino é pesado o suficiente pra ter bons resultados treinando apenas uma vez na semana, ou também pode ser que você seja hormonizado e se sinta melhor trabalhando o mesmo músculo mais de uma vez na semana. Isto é algo muito particular.
Gostou do artigo? Então siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos artigos forem postados. Confira mais artigos em nosso blog e lembre-se de se inscrever gratuitamente em nossa lista VIP de e-mail para receber alguns conteúdos exclusivos.
Por: Paulo Mota
Comments