top of page

Carboidratos comuns no nosso dia a dia que são fundamentais para quem treina

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 29 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura


É normal querer mudar completamente o cardápio quando se inicia uma dieta. Afinal, as pessoas que começam uma dieta normalmente querem resultados drásticos, logo, as mudanças também precisam ser drásticas. Mas a verdade não é bem assim, mesmo no cotidiano normal das pessoas, há muitos alimentos bons que cabem perfeitamente na dieta de quem quer um físico melhor.


Portanto não é preciso de cara cortar o tradicional e gostoso arroz com feijão e passar a comer apenas arroz integral, batata doce e aveia, alimentos que não são comuns em uma alimentação "padrão" e que podem "enjoar" facilmente.


Veja quais são os alimentos fontes de carboidratos comuns na nossa alimentação que são ótimos para quem busca hipertrofia e um corpo melhor.


Arroz Branco


A diferença entre o Arroz Branco e o Integral é muito menor do que a maioria acredita. Os dois têm a mesma quantidade de proteínas, 2 gramas a cada 100, porém o branco tem um pouco mais de carboidrato 28x24, enquanto em gordura o integral tem 1 grama, enquanto o branco tem zero.


A diferença fica mesmo por conta das fibras. O integral possui um pouco mais, mas não é nada gritante como afirmam por aí. Para se ter uma ideia, se adicionar apenas 5 ervilhas no meio do arroz branco, já passará a ter mais fibras que o integral.


Dito isso, o arroz branco é mais barato, mais fácil de se fazer, combina mais com a maioria dos pratos salgados e você encontra em qualquer casa ou restaurante que for.


Batata Inglesa


A batata inglesa muitas vezes é esquecida nas dietas por causa da batata doce. Mas a verdade é que assim como o arroz, as duas batatas praticamente empatam em carboidratos, proteínas e gorduras. A diferença segue sendo um pouco maior na questão de fibras, onde a doce ganha, porém, a diferença também não é nada absurda.


Você pode sim comer os dois tipos de batatas, a vantagem da inglesa para mim fica no sabor e na variedade como pode ser feita, já que até em preço, as duas são bem parecidas.



Feijão:


O Feijão também é bastante esquecido em dietas. Muitos alegam que não consumem por se sentir "pesado" o que dificulta fazer várias refeições ao longo do dia, ou treinar logo após consumi-lo. Mas sem dúvida é um dos melhores carboidratos para quem treina. Ele é rico em carboidratos e fibras, praticamente não tem gordura e é um vegetal muito proteico, tanto que é uma das principais, se não a maior, fonte de proteína para veganos e vegetarianos.


Mandioca:


A Mandioca também é uma fonte excelente de carboidrato, rica em fibras, vitaminas, minerais e sempre esteve presente na alimentação do brasileiro, principalmente nos churrascos de fim de semana. A verdade é que em 100 gramas de mandioca temos 30 gramas de carboidrato, 4 ou 5 de fibras e nada de proteína e gordura. Pode ser consumida cozida, assada, frita e até como massa para outras receitas.



Pão Integral:


Outro alimento que costuma ser prontamente cortado por quem começa uma dieta é o pão, também erroneamente. Um pão integral de verdade tem uma proporção muito boa entre carboidratos e proteínas e em sua maioria possui pouquíssima gordura. Para se ter uma ideia, duas fatias de pão integral (cerca de 50g) de uma marca famosa possui cerca de 17 gramas de carboidrato, 7 de proteína, 2 de gordura e aproximadamente 3 de fibras.



Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos e as amigas que estão começando uma dieta nova e cortando estes alimentos. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos textos forem postados e se inscreva também na nossa lista VIP de e-mail para receber conteúdos exclusivos para você!



 
 
 

Comments


bottom of page