top of page

Aeróbico antes ou depois do treino, qual o melhor?

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 29 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura


Combinar treino de musculação com aeróbico é a chave para ter bons resultados na academia. O ponto é que muita gente tem dúvida de quando fazer os aeróbicos, se antes ou depois de treinar. Já adianto aqui que a resposta correta é sempre em horários separados, ou seja, aeróbico pela manhã, musculação a noite, ou ao contrário, fica ao seu critério. Mas nem todo mundo tem tempo de treinar duas vezes ao dia assim, por isso aproveitar o horário de musculação para já fazer o aeróbico é tão comum.


Mas o que é melhor fazer? O aeróbico antes e depois treinar ou treinar primeiro e depois ir para as esteiras? Bem, não existe um caso que seja melhor que o outro, o importante mesmo é fazer os dois. O que existe é uma melhor forma de encaixar dentro dos seus objetivos. Fazer aeróbico antes do treino traz uma série de benefícios, enquanto fazê-lo depois traz outros, então o segredo é entender as vantagens de cada um e escolher o melhor para você.


Benefícios do aeróbico antes do treino:


O aeróbico pré-treino tem duas grandes vantagens. A primeira é a melhora cardiovascular que ele propicia, o primeiro exercício do dia sempre é feito com mais qualidade, então quando fazemos o cardio primeiro exercitamos todo nosso sistema cardiovascular e com isso ganhamos mais resistência física, não só para os próprios aeróbicos, mas até para quando formos para o treino de pesos. Por isso é tão recomendado que os iniciantes façam aeróbico antes do treino, mesmo que já sejam magros, pois isso aumentará o potencial físico deles na hora da musculação.


O segundo benefício seria o do aquecimento. Todo mundo já ta cansado de saber que um aquecimento correto pra musculação é treinando o próprio músculo com peso leve até que esteja pronto para suportar as verdadeiras cargas do treino. Mas em dias muito frios pode ser que só o aquecimento com peso não seja suficiente, por isso uma corridinha de 5 a 10 minutos em uma intensidade moderada para alta pode ajudar a circular sangue e aquecer o corpo.



Benefícios do aeróbico após o treino:


O principal benefício trazido pelo cardio pós-treino é o estético, a perda de peso. Pois quando saímos de um treino de musculação nosso metabolismo já está acelerado, com isso o treinamento aeróbico queimará mais gordura. Outro ponto é que a não ser que seja em um treino de pernas muito pesado, conseguimos sair do treino de pesos e ainda assim fazer um aeróbico intenso, enquanto o contrário não acontece, não conseguimos fazer um bom cardio e depois treinar com tanta intensidade quanto somos acostumados.


Por isso deixar os aeróbicos para depois da musculação nos permite fazer dois treinos de alta intensidade, enquanto quando invertemos a ordem fazemos um intenso e outro nem tanto assim.



Se gostou do artigo compartilha com os amigos e siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber sempre que novos conteúdos forem postados. Você pode também se inscrever para nossa lista VIP de e-mail para receber sempre conteúdos exclusivos que só publicamos por lá!



 
 
 

Comments


bottom of page