top of page

Carboidratos - Aprenda a usá-los e melhore os seus resultados

  • Foto do escritor: Paulo Mota
    Paulo Mota
  • 7 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de fev. de 2019

Carboidratos são nossa fonte principal de energia, além de ser o macronutriente responsável pela sensação de músculos cheios e densos




Quantas vezes não ouvimos dentro da academia ou até mesmo em nossas casas coisas como: "Tirei o arroz da minha janta e já perdi tantos quilos" ou "Vou fazer uma dieta low carb pra secar" sem nunca sequer ter procurado saber o que é verdadeiramente um carboidrato e quanto e como ele realmente interfere na sua dieta.


VAMOS LÁ!

Como a moda do momento é a dieta flexível (e não entenda "moda" como uma crítica, é apenas uma maneira de falar que ela explodiu agora principalmente graças ao canal do Caio Bottura Pro.) você deve saber que juntamente com a proteína e a gordura, o carboidrato é um dos 3 macronutrientes que ingerimos normalmente em nossos dias. E cada um destes macronutrientes carrega em si uma carga calórica. Gorduras 9kcal por grama, proteína e carboidrato 4kcal por grama.

Deve saber também que o que nos faz ganhar ou perder peso é o balanço calórico e não especificamente o que comemos. Se consumirmos mais calorias do que gastamos a gente ganha peso (engordar é outra história) e se consumirmos menos do que gastamos a gente perde peso (emagrecer também é outra história). Então posso te dizer aqui que se seu único objetivo é perder peso na balança, talvez tirar o seu bifinho da janta seria ainda mais efetivo do que simplesmente tirar o arroz.


Bem, mas se você é uma pessoa que já treina e faz dieta a um tempo considerável você já sabe tudo isso que disse acima, mesmo ainda assim é possível que você ainda tenha algumas dúvidas como "comer carbo na última refeição do dia vai fazer meu corpo estocar em forma de gordura?" ou "zerar meu carbo vai acelerar minha perda de gordura". Bem, vamos lá, comer carboidrato a noite não vai fazer seu corpo estocar em forma de gordura. Na verdade TUDO que você consumir durante o seu dia e não gastar vai ser estocado como fonte de gordura, simplesmente pois comida é fonte de energia e nossa gordura corporal é reserva energética, então comeu energia e não a gastou, vira reserva, simples. Mas lembre-se que até dormindo o nosso corpo continua queimando calorias para nos manter vivos, então pode sim comer a noite, principalmente se você costuma treinar pela manhã, apenas faça um uso inteligente de seus alimentos, tem um vídeo do Will Detilli em que ele explica isso muito bem goo.gl/SjL7dW.


E zerar o carbo, acelera ou não a queima de gordura? Bem pelo mesmo motivo que já citei acima, reduzir ou até mesmo cortar os carboidratos da dieta ajuda sim na perda de peso pelo fato de estar cortando calorias da sua dieta. Por exemplo, você consumia 150 gramas de carboidrato por dia e cortou tudo de uma vez, você então reduziu 600 calorias na sua dieta, o que provavelmente te colocará em déficit calórico, levando a perda de peso. Agora se você vai estar perdendo apenas peso ou estará realmente queimando seus estoques de gordura é difícil cravar. Sem falar que além de difícil não é nem mesmo aconselhável ficar sem consumir carboidratos por mais de uma semana. Se você aceita dicas vou deixar uma pra você então. Quer perder peso? Consuma carboidratos, pois além de te dar energia para fazer treinos mais pesados que vão queimar mais calorias, eles também são importantes para o transporte de proteínas para os músculos.

Como faço para calcular quanto de carbo devo comer? Simples, calcule o seu gasto calórico diário em repouso e quanto você gasta com suas atividades do dia. Feito isto determine quantas calorias vai consumir por dia, obviamente se quer perder peso deve consumir menos do que gasta.

Coloque na sua meta de macronutrientes diária 1g de gordura por quilo corporal e 2g de proteína por quilo corporal. Calcule quantas calorias você já obteve ai, depois disso pegue o valor total de calorias que irá consumir no dia e subtraia o quanto deu só com as gorduras e as proteínas. Pegue este valor final e divida por 4, ai está, em gramas, o quanto de carbo você deve comer no dia. Bem, ao menos é assim que eu faço e tenho tido resultados muito satisfatórios.

Vou deixar aqui outro link de um vídeo que vai explicar ainda de forma mais detalhada como fazer este cálculo que ai de cima. goo.gl/Wpz5ti

Só para fechar, consumir carboidrato é muito bom. Normalmente os alimentos mais saborosos são os ricos em carbos então se você pode comê-los e ainda assim atingir seus objetivos dentro da academia, pra que odiá-los tanto assim?

 
 
 

Comments


bottom of page