5 Dicas para acelerar o ganho de massa muscular sendo natural
- Paulo Mota
- 25 de jun. de 2019
- 4 min de leitura

Ganhar massa muscular já é um desafio considerável. Se você não faz uso de hormônios, ou seja, treina natural, o desafio se torna ainda maior. Sem o uso de esteroides e anabolizantes você terá que treinar mais, comer mais, descansar mais e ainda aceitar que seus resultados não serão nada de outro mundo.
É óbvio que o uso de hormônios na musculação potencializa demais os seus ganhos, mas se você já ouviu por aí que ter resultados naturais é impossível, saiba que mentiram para você. É claro que você não vai ficar do tamanho de um Rafael Brandão ou de um Fernando Sardinha, mas você pode mudar MUITO o seu corpo naturalmente sim e ficar muito maior e mais seco que a maioria dos frequentadores de academia por aí. Maior até mesmo de um que usa hormônio, mas não faz nada direito.
Por isso mesmo separei aqui 5 dicas para que você acelere um pouco mais o seu ganho de massa magra naturalmente.
1 - Foque no seu objetivo, confie e vai!
Já ouviu falar que não da para servir a dois deuses ao mesmo tempo. Isso também é regra na musculação. O principal erro da maioria das pessoas que não alcançam seus objetivos na academia é justamente não definir e focar em um único objetivo.
Se você quiser ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo ficará eternamente estagnado, ainda mais sendo natural. É possível sim um hormonizado ganhar peso ainda perdendo gordura, não é fácil, mas é possível. Agora um natural é impossível, para crescer você precisa estar em um superávit calórico alto, para emagrecer precisa justamente do oposto disto, então como vai conseguir fazer os dois juntos?
Se você quer ganhar massa ponha na sua cabeça que este é o seu objetivo. Tenha muita força emocional e aceite de cara que os músculos não virão sozinhos, é inevitável o ganho de gordura junto. Mas o importante é cumprir o objetivo principal e depois você foca tudo em perder aquela gordura extra mantendo o máximo de músculo possível, pois manter 100% também será impossível.
2 - Force seu corpo a ficar mais forte
O corpo humano tende ao conformismo, pode ter certeza que o seu é assim também. Isso significa que ele sempre preferirá ficar na zona de conforto, da forma que ele está no momento. Se você quer mudanças significativas, precisará forçar o seu corpo a isso.
Como fazer isso? Você precisa estar sempre aumentando a dificuldade e a intensidade do seu treino. Um quilo a mais de carga, uma repetição a mais nas séries, qualquer tipo de estímulo que aumente a dificuldade do treino forçará o seu corpo a ficar mais forte e consequentemente maior.

3 - Treine com mais frequência
Se você é natural e quer ganhar massa muscular precisa manter seus músculos sempre trainados e estimulados. Diversos estudos por aí alegam que para obter os melhores resultados, um natural precisa treinar cada músculo duas vezes por semana, desde que claro, se respeite o tempo de descanso ideal.
Por isso mesmo a rotina ABC2x é o mais indicado, mas não é única forma de se fazer isto também. Por exemplo: Eu treino ABCD, ou seja separo minha rotina de treino em quatro dias, mas vou na academia em médias 5 vezes por semana, logo o treino A que foi na segunda será repetido na sexta, enquanto o treino B que foi na terça será feito novamente na próxima segunda, logo treino cada músculos ao menos duas vezes em um intervalo menor que 7 dias.
4 - Faça exercícios compostos com mais carga e force mais repetições nos isolados
Os exercícios compostos devem sempre ser a base do seu treino, independente do objetivo, eles são nitidamente os mais hipertróficos e que geram maior desgaste. Dito isto se você está em Bulking deve buscar sempre aumentar a carga nestes exercício como Agachamento Livre, Levantamento Terra e Supino Reto.
Por outro lado os exercícios isolados não precisam ser a base, aliás nem devem, mas são também importantes, principalmente ao final dos treinos quando você já não tem mais tanta força e precisa trabalhar aquele músculo X em especial. Nestes exercícios não é possível erguer altas cargas, por isso um estímulo mais metabólico, ou seja, mais repetições e menos tempo de descanso podem promover grandes resultados
5 - Coma direito e suplemente corretamente
Dito tudo que já disse acima, nunca esqueça que o segredo da musculação na verdade está na nutrição. Não adianta os melhores treinos se na dieta você não ingere o necessário para o seu corpo se recuperar e crescer. Isso significa que você terá que comer muito, muito mais do que está acostumado para ver realmente algum resultado significativo.
Nesta parte entra também suplementação, mas esta você deve usar com consciência. Não adianta sair tomando tudo que dizem para você tomar e esperar algum milagre, você só estará queimando grana. Use um Whey Protein para ajudar a bater a carga proteica do dia, use um Hipercalórico para alcançar seu superávit calórico, use uma creatina para ter mais força nos treinos e uma Glutamina para cuidar da sua saúde.
E quando digo esses suplementos é apenas para exemplificar, se você já come a proteína necessária do dia só com alimentos o Whey se torna algo inútil. Pesquise mais, estude mais ou simplesmente vá a um bom nutricionista esportivo e use a suplementação com sabedoria para não desperdiçar dinheiro. E lembre-se suplementos não são milagrosos, não existe milagre na musculação, existe conhecimento aplicado e consistência.
Gostou do artigo? Então mande para os amigos e amigas para eles também conseguirem aumentar os resultados na academia naturalmente. Siga a MT Fitness no Facebook e no Instagram para saber quando novos textos forem postados e se inscreva na nossa lista VIP de e-mail para passar a receber nossos conteúdos exclusivos!
Comments